É Rodeio

Exames apontam melhora na saúde de Asa Branca

30/04/2013

No dia 19 de abril, o locutor de rodeio Waldemir Ruy, reconhecido nacionalmente como Asa Branca, completou 52 anos de idade. A esposa dele, Sandra Maria dos Santos, espera que Asa passe o aniversário em casa, depois de dois meses internado no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Asa se recupera de uma série de quatro cirurgias na cabeça. No dia 10 de fevereiro, ele e a esposa estavam em um hotel, na capital paulista – onde residem atualmente -, gravando uma locução quando sentiu forte do de cabeça e desmaiou. Ele foi levado às pressas para o hospital e submetido a primeira cirurgia de emergência ainda naquela noite.  
Os médicos verificaram que o cérebro de Asa estava inchado. Para diminuir o inchaço, foi preciso implantar uma válvula. Segundo a esposa, quando o locutor estava se recuperando, contraiu a bactéria da meningite e o quadro de saúde se agravou. Foram necessárias outras três cirurgias.

Exames apontaram que a causa do problema que afetou Asa Branca é uma doença chamada Criptococose. Ela é causada pelo Cryptococus neoformans, uma levedura capsusala, encontrada no meio ambiente e em detritos de origem vegetal e animal, como excretas de pombos e outras aves. Dispersos no ar, esses microorganismos são inalados, alcançam os pulmões e a levedura invade o Sistema Nervoso Central. As infecções podem comprometer o cérebro, as meninges ou os vasos intracranianos.  A boa notícia é que os exames posteriores às cirurgias apontaram que os vírus já haviam sido eliminados do organismo do locutor. O tratamento a partir de agora será à base de antibióticos.

Carreira

Asa Branca iniciou carreira nas arenas em 1984, como peão. Após sofrer acidente, em Fernandópolis (SP), o locutor mudou de lado, passou a apresentar os rodeios. Foi para os Estados Unidos conhecer os rodeios de lá. Em 1987, ele inovou a locução do rodeio brasileiro ao trazer o microfone sem fio, que dava maior desenvoltura às apresentações e performance. De lá para cá, ele não parou de inovar. Na mesma década, Asa entrou na arena em Barretos (SP) de helicóptero, surpreendendo o público. E essa passou a ser sua marca registrada. Em sua página pessoal no Facebook, fãs e amigos deixam mensagens de esperança para o locutor.

Copenhagen THE CHAMPIONS Hard Hoper Terra de peao Iha FM Os Vaqueiros Radade
REVISTA É RODEIO ®
A REVISTA DO RODEIO BRASILEIRO
44 3056-1015