É Rodeio

Pelo quinto ano consecutivo Camboriú recebeu a Equipe César Paraná

30/04/2013

Nos dias 05, 06 e 07 de abril, o rodeio mudou a rotina dos moradores do Cedro, um dos diversos bairros que compõem a cidade de Camboriú, em Santa Catarina. O município é um dos mais antigos do estado. Em abril, comemorou seus 129 anos de emancipação política-administrativa e, para festejar, a população ganhou de presente mais uma edição da Festa Rural. O evento é realizado há seis anos consecutivos e já se tornou um dos mais conhecidos do estado catarinense.

As famílias do bairro Cedro nunca tinham visto por ali tanta movimentação de carros e pessoas. A decisão da prefeita Luzia Coppi Mathias, de levar o evento para aquela região da cidade, foi acertada: o público foi o maior em seis anos de festa, porque o recinto, localizado na Rua Daniel Silvério (antigo CTG) também é mais amplo e a estrutura para acomodar milhares de pessoas também ganhou em qualidade.

O título Festa Rural tem tudo a ver com o que se assistiu durante os três dias: música sertaneja intercalada com o universitário e o sertanejo pop, apresentações de música e danças gauchescas e, claro, o rodeio em touros realizado pela Equipe César Paraná. “É o nosso quinto ano aqui em Camboriú e, sem dúvida, é um dos grandes eventos que nós realizados em Santa Catarina”, afirmou o locutor César Paraná, que lidera uma grande equipe de profissionais do rodeio ao lado dos irmãos e sócios na empresa, Celso (o DJ K.Zão) e Silvio Pereira. Além de todas as atrações de arena e de shows artísticos, a Festa Rural de Camboriú tem um diferencial: ninguém paga para entrar. Como disse a prefeita Luzia, é tudo na base do 0800.


SHOWS E NOVIDADES NA ARENA

Foram três dias de festa, mas com uma programação intensa. O rodeio country, grande sensação em Camboriú e em grande parte do estado catarinense, tem se transformado numa paixão entre os moradores da cidade e isto explica o grande público que lotou as arquibancadas e camarotes todas as noites. Aliás, um dos grandes diferenciais na edição 2013 foi a estrutura montada pela Equipe César Paraná, para abrigar tanta gente: a estrutura de arquibancadas, arena, bretes e camarotes, que vieram do Estado de Goiás, está entre as melhores do Brasil e acompanha César Paraná e sua equipe durante toda a temporada 2013.

Além do show das montarias em touros, que teve como campeão um cowboy de apenas 16 anos de idade, quebra de invencibilidade e absolutamente nenhum incidente registrado, César Paraná levou mais uma vez para Camboriú alguns dos nomes que compõem a seleção de elite das arenas brasileiras. Uma das novidades foi a presença do produtor de arena Rodrigo Adorno, um jovem profissional que carrega no currículo a experiência de quem já trabalhou ao lado de grandes produtores e, ele próprio, assina com muito orgulho parte da produção do Caldas Country Show – um dos maiores eventos country do Brasil. Atração inédita também foi o show da dupla de humorista Boró e Pirulito, os anões mais famosos do estado goiano e que certamente, a partir de Camboriú, passarão a ser requisitados para apresentações em outros estados brasileiros. Outra novidade na Festa Rural foi o show do motoqueiro Gene Fireball. “A gente faz questão de trazer coisas novas para esta festa que é uma referência em nosso estado”, afirmou César Paraná. Ele, que é o precursor do rodeio country em Santa Catarina, através da Liga Catarinense de Rodeio, é idolatrado pelo público. Pelo segundo ano consecutivo a Revista É Rodeio esteve presente no evento. O repórter-fotográfico Ed Benachio, do Mato Grosso, acostumado com coberturas jornalísticas em grandes rodeios, ficou impressionado com o tamanho da festa. “Aqui é diferente, realmente”, declarou. O juiz de rodeio Elias Venâncio, apresentador de programa do SBT no Mato Grosso do Sul, também falou que trabalhar num rodeio como o de Camboriú é um privilégio para poucos.  

Um fenômeno que acontece no sul do Brasil e que deveria servir de exemplo para o restante do país é que prefeituras e o Governo do Estado não apenas enxergam no rodeio um esporte saudável para as famílias, mas também incentivam e, muitas das vezes, bancam a realização dessas festas como forma de promoção do entretenimento e do lazer para a população. É pensando assim, por exemplo, que o governo de Camboriú faz uma festa desse porte com portões abertos para quem quiser assistir. E é por isto, também, que todo ano o evento supera seus próprios recordes.


Cesar:

“Fiquei muito feliz de estar em Camboriú mais uma vez. O rodeio de Camboriú faz parte da minha vida e da minha história. O amor que tenho por esta cidade e pelas pessoas aqui é muito grande. É o meu coração que diz, não sou eu”.

 

LUZIA:

 

“É uma festa para o nosso povo”

Para fazer o rodeio no bairro Cedro, a prefeita Luzia precisou desafiar toda a sua equipe. Ninguém concordava, mas ela insistiu. No final do rodeio, domingo (07), já perto da madrugada de segunda, a prefeita discursou e disse que nunca teve dúvidas de que daria certo. “E mais uma vez deu certo”, disse. Numa homenagem à comissão organizadora, Luzia lembrou o trabalho de todos e chamou toda a assessoria para dentro da arena. Ninguém imaginava que tantas pessoas tivessem envolvidas. Os fotógrafos tiveram trabalho para não deixar ninguém fora do retrato. “Aqui não tem o maior nem o menor, mas existe a igualdade para o sucesso da nossa festa”.


PROFISSIONAIS PRESENTES

 

PROMOÇÃO DA FESTA: Prefeitura Municipal de Camboriú

PREFEITA: Luzia Coppi Mathias

COORDENADORA DA FESTA: Norma Lotero

REALIZAÇÃO DO RODEIO: Equipe César Paraná

 LOCUTORES: César Paraná e Ricardo Martins

LOCUÇÃO COMERCIAL: Celso Russo

SONOPLASTIA: Celso K.Zão

ASSESSORIA DE PISTA: Cavalo

JULGAMENTO: Elias Venâncio

SALVA VIDAS: Indinho e Pagé

FOTOGRAFIA: Ed Benachio

PRODUÇÃO DE ARENA: Rodrigo Adorno

SOM: Blitz Som

SHOWS PITOTÉCNICOS: Interfogos

HUMOR: Jacaré, Boró & Pirulito

 

CLASSIFICAÇÃO


Douglas Aparecido - Chapecó/SC 

Alex Trindade do NascimentoNova Esperança/PR 

Ademir GodoiGravataí/RS 

Almir Celestino (Dega) Naviraí/MS

João LucasLondrina/PR

 

Copenhagen THE CHAMPIONS Hard Hoper Terra de peao Iha FM Os Vaqueiros Radade
REVISTA É RODEIO ®
A REVISTA DO RODEIO BRASILEIRO
44 3056-1015