É Rodeio

A Festa do Peão Boiadeiro manteve a tradição de quase três décadas

03/07/2013

Um dos rodeios mais respeitados do Paraná e do Brasil aconteceu de 02 a 05 de maio na cidade de Ouro Verde do Oeste. Conhecida como “Capital do Rodeio do Oeste Paranaense”, a cidade consegue realizar uma das maiores festas do interior do Estado, sem contar que é uma das únicas no Brasil que realizam rodeio em touros e cavalos. Sob presidência de Adenilso Cardoso Américo, o Chalita, a Comissão Organizadora mais uma vez foi bem sucedida na estratégia de apresentar novidades para o público. Neste ano, a narração de arena teve a presença de dois dos mais badalados locutores da nova geração (Daniel Tibiriçá e Fagner Ragel). Realmente eles fizeram a diferença. Entre as novidades também apareceram Bruno Ribeiro (comentarista técnico) e a equipe Cia VH de Rodeio Em Carneiros. Na locução comercial não faltou a voz marcante de Fabão Potência, já uma marca registrada no rodeio de Ouro Verde do Oeste.

“A gente tem que respeitar esta Comissão Organizadora, que trabalha muito e traz a Ouro Verde do Oeste o que o rodeio tem de melhor”, afirmou Fagner Rangel. O locutor se referiu ao time de profissionais e empresas presentes na festa. Entre elas destacam-se a TV OM (filmagens e telões), o Transa Som (sonorização e iluminação), o Pepy Eventos (produção de arena) e a Mundial Fogos (shows pirotécnicos todas as noites). O público que comparece à festa de Ouro Verde do Oeste está acostumado com essa qualidade e é isto o que faz do evento um dos melhores do estado.

“A nossa cidade tem orgulho por fazer uma festa neste nível, mas a gente não pode esquecer o apoio que recebemos da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e, especialmente, das empresas que todos os anos estão ao nosso lado, patrocinando e colaborando muito para que o evento se realize com a grandeza de sempre”, explica Chalita. O prefeito Aldacir Domingos Pavan, que também comemorou o resultado o resultado positivo da festa, esteve presente todas as noites no recinto de rodeios e recepcionou várias autoridades, como os deputados Elter Welter (estadual) e Dilceu Sperafico (federal) entre outras autoridades e visitantes da região. “Vamos começar a trabalhar desde agora para realizarmos uma festa ainda maior no ano que vem”, prometeu Pavan.


Comissão Organizadora

Uma grande equipe trabalhou muito para que a 28ª Festa do Peão Boiadeiro de Ouro Verde do Oeste se concretizasse. São eles: Edenilson Cardoso Américo (presidente), José Janning (vice-presidente), Fabiana Bombardelli (secretária), Sebastião C. Castro Alves (diretor financeiro), Carlos Alberto de Souza (vice-diretor financeiro), Roberto Antonio Webber (diretor de marketing), Amauri de Carvalho Alves (diretor administrativo), Paulo Soares dos Santos (diretor de patrimônio), Marlene Inês Zorzo (recreação e esportes), Anderson Paulo de Lima (diretor de rodeio), José Luiz F. de Almeida (vice-diretor de rodeio) e, no Conselho Fiscal: Luiz Tessaro Alves, Juvenil Magon, Jones Ironi Kehl, Lazaro Gomes da Silva, Paulo Irineu Gomes e Adilson Corveto.


Atrações e Público crescente

No decorrer dos últimos anos, a festa do peão de Ouro Verde do Oeste registra crescimento de público a cada edição. Isto também reflete positivamente o trabalho dos organizadores, a credibilidade dos parceiros na realização do evento e, especialmente, a importância dos investimentos realizados na melhoria da infraestrutura no parque de rodeios. A média de público tem ficado entre 25 mil e 30 mil visitantes a cada ano. Na 28ª edição, além do rodeio em touros e cavalos e o rodeio mirim, a Comissão Organizadora manteve a qualidade da programação musical. A grade teve shows de Naiara Azevedo, no dia 02, cujo ingresso custou apenas um quilo de alimento. Os donativos foram repassados a entidades sociais do município. Os outros shows foram da dupla Hugo e Thiago e Banda Hora Nacional (dia 03), Tchê Garotos e Cowboys do Asfalto (dia 04) e Bill Vox e Banda (dia 05).

No domingo, último dia da festa, a programação começou ao meio-dia, com o almoço. Foram servidos 51 costelões, além dos acompanhamentos. Foi preciso um grupo de 22 pessoas trabalhando desde a madrugada para garantir o almoço para uma multidão que se reuniu no pavilhão de festa. As últimas disputas dos Três Tambores e o rodeio em carneiros foram realizados à tarde, pouco antes de começar a semifinal e a final do rodeio profissional. Terminado o rodeio e a premiação aos campeões, o público ainda assistiu a um show pirotécnico de 15 minutos e, ainda assim, muita gente ainda teve fôlego para se divertir no baile que invadiu noite adentro. “Mais uma vez, foi uma festa marcante que demonstra porque Ouro Verde do Oeste é chamada de Capital do Rodeio do Oeste Paranaense”, afirmou o diretor de rodeio, Anderson de Lima.


Paulista e paranaense sagram-se campeões

Pelo segundo ano consecutivo o título de campeão do rodeio em touros de Ouro Verde do Oeste fica no Paraná. O competidor Anderson da Silva (Nego), que representa a cidade de Umuarama e que foi o grande campeão no ano passado, não conseguiu passar do segundo round. O também paranaense Paulo Alan (Pérola), um dos grandes nomes da atualidade no rodeio em touros, se esforçou, mas não passou da semifinal. Até mesmo o veterano Sidney Maria (Douradina/PR), não conseguiu o tão sonhado título do rodeio de Ouro Verde do Oeste. Neste ano, o campeão foi Márcio dos Santos. Ele representa a cidade de São Carlos do Ivaí (PR) e, na disputa, somou 245,5 pontos. A premiação foi uma moto zero quilômetro. A disputa acirrada comprovou a qualidade do rodeio de Ouro Verde do Oeste, que neste ano teve a participação das boiadas da Cia Oripinho Solo, Cia Brutus, Cia G Matos, Cia Gringo e Cia Vladimir. 

No Cutiano não foi diferente. A final foi uma das mais emocionantes dos últimos anos e, neste contexto, destaque para os animais das companhias Novo Horizonte e Copa 90. Já era noite quando teve início a disputa final, mas o público não arredou o pé das arquibancadas. O título estava totalmente indefinido, pois era muito pequena a diferença entre os cinco finalistas. Deu-se melhor o paulista de Piracicaba, Diego Piovesan. Ele fez o dever de casa, somou 242,25 e faturou a moto zero.

Nos Três Tambores, a grande campeão de Ouro Verde do Oeste 2013 foi a paranaense de Pérola, Julia Gazin.

 

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL EM TOUROS

CAMPEÃO: MARCIO DOS SANTOS (SÃO CARLOS DO IVAÍ - PR) - 245,50 PONTOS

2º LUGAR: CELSO RICARDO (FLORAÍ/PR) - 245 PONTOS

3º LUGAR: SIDNEY MARIA (DOURADINA/PR) - 242,50 PONTOS

4º LUGAR: CLAUDINEI DA SILVA (SÃO JORGE DO PATROCÍNIO/PR) - 173,25 PONTOS

5º LUGAR: CLEITON SANGALI (DIAMANTE DO OESTE/PR) - 170,25 PONTOS

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL EM CUTIANO

CAMPEÃO: DIEGO PIOVESAN (PIRACICABA/SP) - 242,25 PONTOS

2º LUGAR: JONAS SOARES (JUVINÓPOLIS/PR) - 236,25 PONTOS

3º LUGAR: ORLANDO FERREIRA (LOBATO/PR) - 230,75 PONTOS

4º LUGAR: JOÃO GRASSE (ICARAIMA/PR) - 225,50 PONTOS

5º LUGAR: ROBERTO CARLOS (CRUZEIRO DO OESTE/PR) - 221,50 PONTOS

 

 

 

FICHA TÉCNICA DO RODEIO

LOCUTORES: FAGNER RANGEL (DJ MAGAYVER) / DANIEL TIBIRIÇA (DJ DANILERA) / ILSON GALLI (DJ MURDOK)

COMENTARISTA TÉCNICO: BRUNO RIBEIRO

VOZ PADRÃO: FABÃO POTÊNCIA

DIRETOR DE RODEIO: EQUIPE PEPY EVENTO

ESTÚDIOS E FILMAGEM: CELSON ELIAS - TVOM

SONORIZAÇÃO DO RODEIO: JOÃO PAULO E JÔ ( TRANSA SOM)

ANIMADOR DE ARENA: PALHAÇO PAÇOCA

JUÍZES DE ARENA: NEGO LIA E FLORISVALDO SARTORI

SALVA VIDAS: CHICÃO, SUSHI, PINDUCA e MARQUIM

SHOW PIROTÉCNICO: MUNDIAL FOGOS

BOIADAS: CIA DE RODEIO ORIPINHO SOLO / CIA DE RODEIO BRUTUS / G.MATTOS / CIA DE RODEIO DO GRINGO / CIA DE RODEIO VLADIMIR

TROPAS: CIA DE RODEIO NOVO HORIZONTE (DONIZETE )  / CIA DE RODEIO COPA 90 (PADERO)

RODEIO EM CARNEIROS: CIA VH DE RODEIO EM CARNEIRO

 

LOCUTOR DO RODEIO EM CARNEIRO: VINÍCIUS ARAÚJO (TILAPINHA)

Copenhagen THE CHAMPIONS Hard Hoper Terra de peao Iha FM Os Vaqueiros Radade
REVISTA É RODEIO ®
A REVISTA DO RODEIO BRASILEIRO
44 3056-1015