É Rodeio

Marco Brasil diz que falta verdade neste país

15/08/2016

Prudentópolis

PROIBIÇÃO DO RODEIO GEROU PROTESTOS

Com o rodeio proibido pela Justiça, em função de uma Ação Civil Pública impetrada por um promotor público da cidade, sob a alegação de que alguns equipamentos como espora (roseta), corda americana e sedém causam maus tratos aos animais, a empresa Sólida Rodeios realizou em Prudentópolis (PR) uma festa de peão inédita e diferente de todas já realizadas no Brasil. Foi um rodeio (na concepção da palavra) sem montarias, algo nunca antes registrado na história do rodeio.

Diante de um público frustrado com a decisão judicial, os touros foram embretados duas noites e apresentados na arena. Pode-se comprovar a saúde dos animais. O registro também foi feito pela Polícia Ambiental. Os peões compareceram todas as noites e, vestindo os trajes de montaria, desfilaram na arena. Exceto às montarias, nada foi cancelado: os shows pirotécnicos e piromusicais, as apresentações dos locutores na arena, brincadeiras com o público, distribuição de brindes. E muito protesto. “Em meus 30 anos de rodeio, nunca vi algo assim”, afirmou o locutor Ivan Diniz. Ele viajou mais de 1.300 quilômetros de Goiás até Prudentópolis para narrar o rodeio. Só ficou sabendo da proibição quando chegou à cidade.

Todos se indignaram. O locutor Fagner Rangel afirmou que a proibição do rodeio prejudica todos os profissionais que estavam ali para ganhar o seu sustento e da sua família. Um dos mais chateados com a situação era o locutor comercial Celso Russo. Ele e a família residem em Prudentópolis. A carreira de Celso Russo começou mais de 20 anos atrás e ele esperou todo esse tempo para ter a chance de se apresentar em sua cidade. “Não foi desta vez”, lamentou. Desde a tarde de quinta-feira (11) até a noite de sábado (13), os diretores da Sólida, Mauri de Lima e Geferson Roman, juntamente com sua assessoria jurídica, empenharam todos os esforços possíveis na tentativa de reverter a decisão judicial, mas sem êxito. Ainda assim, demonstrando um grande respeito ao público e à cidade, a Sólida manteve toda a programação da festa. “Temos que fazer a nossa parte”, justificou Mauri de Lima. Todos os profissionais do rodeio contratados para o evento foram mantidos na cidade durante os quatro dias e receberam seus cachês. Inclusive os peões, que dividiram em partes iguais o prêmio em dinheiro e o cowboy William Rochimback foi escolhido, por aclamação, para ficar com a vaga da Liga Nacional de Rodeio para a grande final, em Barretos.

No encerramento da festa, domingo (14) o público se fez presente novamente e lotou as arquibancadas para assistir a apresentação do locutor Marco Brasil. “Em meus vinte anos de carreira, é a primeira vez que sou contratado para um rodeio sem montarias. É muito triste chegar ao fundo dos bretes e não ver os touros no curral, os peões preparando as traias e os salva-vidas pintando o rosto”, disse. “Se alguém conseguir provar que o rodeio maltrata os animais, eu paro o meu microfone e me aposento do rodeio”, afirmou o locutor, que é um dos mais respeitados e famosos de todos os tempos no Brasil.

 

PROTESTO – “Neste momento a gente se sensibiliza sim. Eu não estou aqui para ganhar o meu cachê não, como havíamos combinado. Eu vim de coração, para estar junto com o Celso Russo, que representou esta cidade, e com a empresa Sólida”, garantiu Marco Brasil. No seu desabafo, o locutor lembrou que já esteve na cidade muitas vezes e ajudou a “levantar” o rodeio de Prudentópolis. “Eu gostaria que o povo, que todos aqueles que gostam do rodeio, fizessem uma frente para defender a festa”. E disparou: “Amor e educação nós temos, mas o que está faltando neste país é a verdade, mas nós não vamos desanimar, a nossa bandeira vai acontecer e o nosso rodeio ainda vai provar que não maltrata os animais”. Aproveitando o ensejo do Dia dos Pais, Marco Brasil chamou para dentro da arena os pais e filhos presentes, toda a equipe da Sólida e os profissionais do rodeio, protagonizando um final de festa emocionante.  

Copenhagen THE CHAMPIONS Hard Hoper Terra de peao Iha FM Os Vaqueiros Radade
REVISTA É RODEIO ®
A REVISTA DO RODEIO BRASILEIRO
44 3056-1015