É Rodeio

Expo Icaraíma 2012

09/10/2012

Um sonho que os diretores do Sindicato Rural e da Sociedade Rural de Icaraíma vinham acalentando há vários anos se concretizou. De 21 a 23 de setembro a cidade recebeu, pela primeira vez no Paraná, uma das etapas do Circuito Crystal Top Team Cup e o resultado foi uma edição histórica da Festa do Peão Boiadeiro na 27ª Expo Icaraíma. Definitivamente, o evento consagrou-se como um dos maiores do calendário country brasileiro. E vai dar o que falar.

Icaraíma fica localizada no extremo noroeste paranaense, bem pertinho do Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. A cidade já é conhecida em todo o Brasil, especialmente no mundo do rodeio, pela qualidade do evento que o Sindicato e a Sociedade Rural realizam todos os anos. Em 2012, entretanto, a comissão organizadora se superou em todos os aspectos. A estrutura do recinto de rodeio do SIRI, que já era muito boa, ganhou mais qualidade para a festa, colocando-a lado a lado com os maiores e mais tradicionais rodeios country do Brasil. “Nós tínhamos esse objetivo, de fazer um rodeio de excelência para premiar o nosso público que é fiel todos os anos e acredito que todos saíram daqui satisfeitos com o que viram”, afirmou o presidente do SIRI, Juraci Ferreira. E o prêmio não foi apenas uma festa bonita. No domingo a noite, após a premiação dos campeões e antes do show da dupla Paulo Di Lima e Renan, os organizadores realizaram o sorteio de um carro zero quilômetro entre as pessoas que compraram passaportes. A ganhadora, que estava presente, é de Icaraíma. 

 

Sucesso do começo ao fim

A estrutura do recinto de festas do SIRI favorece a realização de um evento com uma plástica belíssima, como exige uma competição tão grandiosa e importante como o Circuito Crystal Top Team Cup. Icaraíma possui uma das melhores arenas fixas de rodeio, mas neste ano foi a modernização dos camarotes e a criação de áreas vip que chamaram a atenção. A segurança foi um item que ganhou grande atenção da comissão. Sempre foi uma preocupação dos organizadores dar à festa de Icaraíma um visual bonito. Neste ano foi possível profissionalizar ainda mais neste aspecto, mas dentro das limitações de uma cidade que tem as suas carências, como a maioria das cidades brasileiras, mas que acima de tudo tem amor pelo rodeio e se orgulha da sua festa do peão durante as três noites de festa, milhares de pessoas visitaram o recinto. Tudo funcionou conforme manda o figurino e não há dúvida de que essa edição entrou para a história como uma das melhores em 27 anos da festa.

Juraci Ferreira conta que o objetivo de alguns meses atrás, quando o SIRI e a Sociedade Rural iniciaram essa parceria com a Crystal, era melhorar a festa principalmente em termos de qualidade e dar uma personalização melhor para o rodeio. Como resultado da parceria, o próprio Sindicato Rural, a Sociedade Rural e o setor empresarial de Icaraíma e região aumentaram a aposta e investiram mais na festa deste ano. “Para nós é um marco importante ter na nossa festa a credibilidade do Circuito Crystal, o que, por outro lado, também nos impôs uma responsabilidade muito maior”, disse Juraci. Mas o resultado final é o que conta e, neste aspecto, os competidores, os tropeiros, os profissionais do rodeio e o público de uma maneira geral viveram as emoções de um evento bem organizado e mais profissional. “Eu penso que nós conseguimos alcançar nosso objetivo”, comemora o presidente da comissão, Osvaldo Cintra.

Paranaense vence o rodeio em touros

Na somatória geral, o rodeio da Expo Icaraíma 2012 distribuiu R$ 80 mil em prêmios. É uma das maiores premiações de rodeio no Brasil. O Circuito Crystal Top Team Cup levou para a cidade os melhores competidores na modalidade touro, entre eles alguns nomes de grande destaque no cenário nacional, como o campeão da temporada 2011, Evandro Constantino (que tem o patrocínio da Revista É Rodeio), Márcio Lino Sena, representante de Três Lagoas/MS, Abrão Moral, de Água Boa/MT, André Vilela da Cruz, Chaian Stallone Menezes e Fernando Feitoza, de Rondonópolis/MT, Jairo Mendes, de Barra do Garça/MT, Pablo Henrique dos Reis, de São José do Povo/MT, além dos paranaenses Helton Barbosa e Sidinei Maria, de Douradina, Messias Henrique da Silva, de Cianorte, e Ozias Santos Santiago, prata da casa.

Numa constelação de tantas estrelas, foi o paranaense Alyson Saldanha, de Santa Cruz do Monte Castelo, quem brilhou mais. O boiadeiro entrou na final em terceiro lugar, fez uma montaria espetacular e conquistou o título da etapa e o prêmio de 10 mil reais. O segundo lugar ficou com Juraci da Silva, o Doidinho, de Buritama (SP). Ele se apresentou no Van Gog, da Bulls Champions, e conquistou 86,75 pontos. O matogrossense Pablo Henrique dos Reis também parou na final, sobre o touro Congresso, da Bulls, e conquistou o terceiro lugar. Em quarto ficou Sidnei Maria (Douradina/PR) e em quinto lugar ficou Rafael José de Brito, de Potirendaba (SP).

Além dos prêmios aos competidores classificados nas primeiras posições, a etapa de Icaraíma também avaliou a qualidade dos animais. E a fivela de melhor touro foi para Scubidu, da Cia Beto Tribulato. O animal alcançou a impressionante média de 45 pontos e provou que continua sendo um dos melhores touros de pulo do rodeio brasileiro.

 

Uma festa que valoriza o Cutiano e 3 Tambores

A Festa do Peão Boiadeiro de Icaraíma é uma das poucas, no Paraná e no Brasil, que mantém viva a tradição do rodeio em cavalos. A disputa do cutiano – um estilo tipicamente brasileiro de montarias em cavalos – levou para Icaraíma os melhores competidores do Brasil. E, para o espetáculo ficar mais emocionante, também foram contratadas as melhores tropas da atualidade (Copa 90, Novo Horizonte e Vale da Piedade). Foram dezenas de montarias até a grande final, na noite de domingo (23), sob a narração do criativo Gleydson Rodrigues. O resultado não poderia ter sido outro senão um grande espetáculo para os olhos atentos das milhares de pessoas que lotaram as arquibancadas e camarotes nos três dias de competições. O grande campeão da etapa foi Antonio Jucelino Costa, da cidade de Tietê (SP). O prêmio do campeão foi 12 mil reais em dinheiro. Em segundo ficou Valdir Rodrigues, de Amambai/MS, e em terceiro Ricardo Martines, de Deodápolis/MS.

O pódio mais bonito da noite de domingo foi composto pelas melhores colocadas na prova dos 3 Tambores. É outra modalidade tradicional no rodeio de Icaraíma. Com narração de Adriano Paranaense, a disputa foi aberta na noite de sexta-feira e concluída no domingo, alegrando o público com a beleza, o charme e muita técnica das principais competidoras brasileiras. E a grande campeão já tem nome consagrado no rodeio: é Fabiana Varoto, que representa a cidade de Loanda (PR). Outros destaques dos 3 Tambores foram Julia Gazin, Pérola (PR), que ficou em segundo lugar, e Isadora Varoto, Loanda (PR), terceira colocada.

“Foi uma festa surpreendente”, destaca José Uilson

O Circuito Crystal Top Team Cup reúne a elite do rodeio brasileiro, com competidores campeões, animais de alto nível e os grandes eventos que fazem das arenas brasileiras palco de espetáculos inesquecíveis. É difícil medir, em palavras, a contribuição que esse campeonato proporcionou ao crescimento do rodeio brasileiro nos últimos anos. Com a etapa realizada em Icaraíma, o Paraná finalmente está inserido nesse cenário.

E o que se viu este ano em Icaraíma foi algo que ficou acima da expectativa. Na palavras do presidente do Circuito, José Uilson Freire, “foi uma festa surpreendente”. Ele falou da satisfação de poder ter aberto essa porta para implantar o Circuito também no estado do Paraná, que é considerado uma espécie de celeiro no rodeio brasileiro. “Abrimos essa porta com chave de ouro em Icaraíma, pela qualidade do rodeio que assistimos aqui. Com certeza uma festa como esta valoriza o esporte e nos motiva muito mais”, afirmou Uilson. O presidente também já avisou que ainda para este ano há a possibilidade de realização de outra etapa no Paraná e, para 2013, o projeto é realizar no mínimo seis etapas em chão paranaense.  O Top Team Cup, que tem o patrocínio da cerveja Crystal, é o maior campeonato de rodeios do país distribui uma premiação de R$ 1 milhão aos campeões na final do circuito.

 

Quem trabalhou na festa

Narração: Gleydson Rodrigues e Almir Cambra

Narração dos 3 Tambores: Adriano Paranaense

Voz padrão: Siderley Clein

Comentários: Esnar Ribeiro

Som, luz e telão: Atlant´s Super Som

Shows pirotécnicos: Interfogos

Animação: Garoto Juca

Boiadas: Bulls Champions 21X, Beto Tribulato e Dois Irmãos

Tropas: Copa 90, Novo Horizonte e Vale da Piedade

Julgamento: Tião Procópio e Florisvaldo Sartori

Salva-vidas: Pirilampo, Chicão e Sushi

Sonoplastia: DJ Typpo e DJ Mamute

SHOWS MUSICAIS: Cezar & Paulinho (sexta, 21), Jeann & Julio (sábado, 22) e Paulo Di Lima & Renan (domingo, 23), com apresentação de palco do locutor Neto.

Copenhagen THE CHAMPIONS Hard Hoper Terra de peao Iha FM Os Vaqueiros Radade
REVISTA É RODEIO ®
A REVISTA DO RODEIO BRASILEIRO
44 3056-1015